Amizade talvez seja isso

"Considero-me um dos teus melhores amigos, e até que a recíproca é verdadeira, por tudo o que já fizeste, sorriste e choraste por mim.
Mas não tenho o direito de exigir que confies cegamente em mim, não tenho o direito de saber tudo a seu respeito, não tenho direito de roubar o seu tempo, não tenho o direito de interferir em teus caminhos, não tenho o direito de chantagear-te com minha bondade, não tenho o direito de exigir que chores primeiro em meu ombro, que corras primeiro em minha direção, não tenho o direito de reclamar pelas verdades que não disseste, e nem pelos segredos que me ocultaste.
Ser teu amigo não me dá o direito algum sobre a tua consciência. Antes de ser teu amigo, implica apenas e tão somente em querer o teu bem, porque te quero bem. E só. Chamar-te-ei a atenção para certos perigos, estarei ali quando doer em ti alguma dor intensa estarei inquieto quando souber que não vais bem, estarei sorrindo de alegria quando souber que estás feliz. Para mim não quero nada. Nem mesmo o consolo de saber que sou ou não teu melhor amigo, ou que dizes ou não dizes, sentes ou não sentes, que sou a melhor pessoa que já passou em tua vida. O que espero e desejo? O que espero e desejo é que nunca canses de minha amizade, que nunca aborreça de saber que alguém se preocupa contigo, que nunca digas: "Lá vem aquele chato de novo". O que espero e sonho é que, um dia se precisares de um par de ouvidos, procures entre outros, também os meus; se um dia qualquer dor te machucar demais, e se estiver cansado, revoltado, magoado, ou vazio, tenhas a coragem sem medo algum, de me encontrar e dizer que precisas de alguém como eu, que nada quero em troca senão a tua paz interior. O que realmente quero é que entendas que não te quero para mim, mas apenas e tão somente para ti, não quero exclusividade, mas com ternura fraterna e sincera, e que entendas que se fosse preciso, daria minha vida por ti, e se ainda as circunstâncias o exigissem, sumiria de tua vida para que minha lembrança ou minha presença jamais te atrapalhasse de ser feliz, e realizar tua vocação plenamente.
Não. Eu não preciso de ti. Mas porque sou teu amigo, eu quero precisar. Posso viver sem ti, mas com tua amizade sei que eu cresceria muito mais.
[...]"

Para ler quando a amizade se torna um tormento que machuca o coração da gente.
Para você, meu amigo.

5 comentários:

  1. Muitíssimo Obrigado meu amigo... só vc pra me entender

    ResponderExcluir
  2. Por nada, meu querido.
    Espero ter transmitido a idéia que considero correta quando o assunto é amizade. Aprendi muito com esse texto e me ajudou bastante. ")

    ResponderExcluir
  3. vc transmitiu a ideia mais correta que existe, por isso me orgulho muito de ser seu amigo... Brigadão!!!

    ResponderExcluir
  4. Também acho manim! Pena que não fui eu quem escreveu. ;D

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! ;D